Principais Áreas de Atuação
Mercado Financeiro: é a área que mais contrata e valoriza os estatísticos, pagando os mais altos salários. Há vários anos que os bancos começaram a valorizar o trabalho dos estatísticos e existem núcleos específicos para estatísticos dentro dos bancos.
Indústria: a cada ano aumenta a contração de serviços de estatísticos nas indústrias. O trabalho do estatístico pode ser no setor de controle de qualidade, melhoramento de processos, posicionamento de um produto no mercado, satisfação de clientes e funcionários.
Agronegócio: muito do trabalho de agrônomo é baseado em estatísticas, análise de experimentos para verificação de produção, especificando qual planta produz melhor, projeção de preços de mercadorias.
Pesquisa de Mercado, Opinião e Marketing: é uma área mais conhecida pela pessoas, principalmente pelas pesquisas eleitorais e pesquisas de opinião pública.
Biomédica e Indústria Farmacêutica: as análises de desempenho de remédios são baseadas em métodos estatísticos, sendo obrigatória a análise de um estatístico.
Informática e Telecomunicações: elaboração de modelos de simulação para
resolução de problemas complexos.
Meio Ambiente: Alterações e impactos ambientais podem ser estudados e monitorados por modelos estatísticos.
Instituições de Ensino e Centros de Pesquisa: nas atividades de ensino e pesquisa.
Hospitais e Instituições de Pesquisa Médica: determinação de fatores de risco de doenças, na comparação de resultados de diversos tratamentos clínicos e no planejamento de experimentos clínicos controlados.
Big Data: área da tecnologia de informação que está ganhando grande destaque. Nesta área se manipula grande volume de informação aliada a ferramentas que possibilitem maior velocidade na leitura e síntese da informação de forma a torná-la útil. Veja mais: Wikipédia, SAS.